RIO - A revista americana "Time" elegeu o presidente Luiz Inácio Lula da Silva um dos líderes mais influentes do mundo em 2010. Em um primeiro momento, a imprensa chegou a divulgar que ele seria o líder mais influente, já que a publicação abria a reportagem com um perfil do presidente brasileiro e o colocava como o "número um" da lista publicada no site da revista - uma lista numerada de 1 a 25 e que não está em ordem alfabética.
A revista posteriormente explicou que não há um ranking entre os líderes citados. Segundo o setor de Relações Públicas da revista, a decisão de colocar Lula com o "número um" se deu meramente por "razões editoriais". "Os editores da revista consideraram que seria mais interessante colocar o texto de Michael Moore sobre Lula como o primeiro, o que não significa que exista um ranqueamento", explicou a assessoria.
O texto da "Time", assinado pelo cineasta Michael Moore, afirma que Lula é "um verdadeiro filho da classe trabalhadora da América Latina" e lembrou que o presidente chegou ao cargo após três tentativas fracassadas e, com isso, "era uma figura familiar na vida nacional brasileira".
"E aqui está uma lição para o resto de nós: a grande ironia da presidência de Lula - ele foi eleito para um segundo mandato em 2006 e vai até o final deste ano - é que, mesmo enquanto ele tenta impulsionar o Brasil ao Primeiro Mundo com programas sociais do governo como o Fome Zero, que visa acabar com a fome, e com planos para melhorar a educação oferecida aos membros da classe trabalhadora do Brasil, os Estados Unidos parece mais com o antigo Terceiro Mundo a cada dia", diz um trecho do texto.
Em dezembro do ano passado, o jornal francês "Le Monde" elegeu Lula a personalidade do ano, afirmando que o presidente mudou a cara da América Latina e transformou o Brasil em uma potência. Uma semana antes da reportagem do "Le Monde", Lula já havia sido eleito personalidade do ano pelo jornal espanhol "El País" e ganhou um artigo assinado pelo primeiro-ministro da Espanha, José Luis Zapatero.
Dilma e Serra, pré-candidatos ao Planalto, elogiam o presidente LulaPré-candidatos à Presidência, Dilma Rousseff, do PT, e José Serra, do PSDB, parabenizaram o presidente Lula por figurar na lista da "Time" . A ex-ministra disse estar orgulhosa:
- O Brasil tem 190 milhões dos caras e das caras - disse Dilma, durante visita à Agrishow, em Ribeirão Preto, parafraseando o presidente Lula, que havia feito uma alusão à declaração de Barak Obama que disse que Lula "é o cara".
Já Serra felicitou Lula pelo Twitter. A primeira manifestação foi antes de saber da correção feita pela publicação, que inicialmente deu a entender que o presidente brasileiro era o líder mais influente do mundo.
"Parabéns ao Presidente Lula, escolhido líder do ano pela revista americana Time. É bom para o Brasil", escreveu Serra no microblog.
Mais tarde, se corrigiu:
"Não é um ranking. O Presidente Lula é um dos 25 líderes da revista Time. Bom do mesmo jeito para o Brasil".
( Confira também os artistas eleitos mais influentes pela revista "Time" )
Confira a lista completa dos líderes mais influentes, na qual o presidente Lula aparece em primeiro:
1- Luiz Inácio Lula da Silva - Presidente do Brasil
2- J.T. Wang - Presidente da empresa de computadores Acer, de Taiwan
3- Admiral Mike Mullen - Chefe do Estado-Maior Conjunto dos Estados Unidos
4- Barack Obama - Presidente dos Estados Unidos
5- Ron Bloom - Assessor sênior do secretário do Tesouro dos Estados Unidos
6- Yukio Hatoyama - Primeiro-ministro do Japão
7- Dominique Strauss-Kahn - Diretor-gerente do FMI
8- Nancy Pelosi - Primeira mulher na história dos Estados Unidos a presidir a Câmara de Representantes
9- Sarah Palin - Ex-governador do Alasca e candidata a vice na chapa de John McCain, adversário de Obama na última eleição presidencial americana
10 -Salam Fayyad - Primeiro-ministro da Autoridade Nacional Palestina
11- Jon Kyl - Senador americano
12- Glenn Beck - Apresentador de televisão, comentarista político, escritor e empresário dos Estados Unidos
13- Annise Parker - Prefeita de Houston, no Texas. Primeira prefeita abertamente homossexual a vencer uma eleição em uma das maiores cidades dos Estados Unidos
14- Tidjane Thiam - Chefe-executivo da empresa britânica de serviços financeiros
15- Jenny Beth Martin - Co-fundadora e coordenadora nacional do Tea Party Patriots, uma organização que diz ter 1800 afiliadas e 15 milhões de membros
16- Christine Lagarde - Ministra da Economia e das Finanças da França
17- Recep Tayyip Erdogan - Primeiro-ministro da Turquia
18- General Stanley McChrystal - Comandante das Forças americanas no Afeganistão
19- Manmohan Singh - Primeiro-ministro da Índia
20- Bo Xilai - Ministro do Comércio da China
21- Mark Carney - Presidente do Banco do Canadá
22- Sister Carol Keehan - Presidente da Associação Católica de Saúde, nos Estados Unidos
23- Sheik Khalifa bin Zayed al-Nahyan - Presidente dos Emirados Árabes
24- Robin Li - Executivo-chefe da operadora da maior ferramenta de buscas pela internet da China, o Baidu
25 - Scott Brown - Senador por Massachusetts e membro do Partido Republicano
Nenhum comentário:
Postar um comentário